Uma nova Córdia para o jardim.

Por Gustaaf Winters

INTRODUÇÂO:
Sempre que sou convidado a ministrar um curso ou uma palestra, peço para visitar o que de mais interessante, em termos de plantas, existe na região. Em muitas oportunidades, os anfitriões saem ganhando: classifico plantas que eles não conheciam, dou dicas de cultivo, etc...Mas, em outros casos, quem ganha sou eu. E não foram poucas vezes, não. É o prêmio de quem “garimpa’ coisas diferentes.
Acabo trazendo uma foto de uma planta que estava pedindo para ser fotografada, trago uma estaca, uma semente e as planto no meu bagunçado jardim em Holambra.

Não sei nem se vou ser justo, mas acho que essa semente eu trouxe de um viveiro do município de Goiânia, ocasião em que estava ministrando um curso para os municípios da região. Encantei-me com uma arvoreta solitária no meio do estoque, de flores vistosas, brancas e de frutinhos também brancos. Um técnico que me acompanhava me disse tratar-se de um tal de “Jasmim-café”, se não me falha a memória.

Trouxe um fruto só e sua semente foi parar naqueles potinhos de violetinhas que há tempo já morrera. Depois de duas semanas ela veio. Não demorou e plantei a raridade no chão. Confesso que dali para frente não cuidei mais da planta. Até que ela se vestiu de belas flores brancas, como se fosse pedir a minha atenção. A florada começou em setembro de 2005. E, acreditem! Não parou de florir até agora. Mas quem a observa, fica na dúvida se ela chama mais atenção pelos belos frutos ou pela incansável florada. Pelo “jeitão” me parecia uma Cordia. O nome “jasmim-café” voltou a minha memória, mas, precisava da sua verdadeira classificação botânica.
Lembrei-me da colega Dra. Taís Tostes do IAC. Foi ela que enviou minhas fotos para a Dra. Neusa Taroda da UNESP de Rio Preto, especializada na família Boraginaceae. Pouco tempo depois veio a identificação: Cordia taguahyensis. Alguém já ouviu falar??? E até que alguém me prove ao contrário e também da Dra Taroda, ela será a Cordia taguahyensis.
O nome popular, porém, tem mais a ver com algumas outras ‘córdias’, cujas sementes vão adquirindo o tamanho e a cor dos frutos do cafeeiro. E quando se fala em ‘jasmim’, imediatamente lhe vem à memória algum perfume, o que não é o caso dessa planta. Suas flores são de odor agradável, mas longe de exalarem perfumes de grife botânica.
A nova córdia é polinizada, predominantemente, pela ‘mamangava’: a mesma que visita as flores do ‘maracujá’ e do ‘manacá anão’. Dessa fecundação, aparecem frutinhos no formato de uma pequena pêra, imaculadamente brancas, assim como as suas abundantes flores. O aspecto geral impressiona: um sub-arbusto de forma arredondada que possui grande valor paisagístico. Veja:

 

CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE:

-Nome científico: Cordia taguahyensis
-Nomes populares: Taí, minha gente... mandem sugestões!!!!.
Característica principal: Sub-arbusto que se ramifica desde o chão, formando uma bola cheia de flores e frutinhos brancos.
-Origem: Brasil Central.
-Porte: De 2 a 4 m.
-Florescimento: Flores brancas campanuladas o ano todo, principalmente nos meses quentes.
-Frutos: Drupa em forma de uma pequena pêra, com cerca de três cm de comprimento por dois cm de espessura na parte mais expandida. São visitados por sabiás, bem-te-vis, sanhaços e saíras. A polpa é levemente adstringente e adocicada. Sementes elipsóides de um centímetro de comprimento com tegumento enrugado e duro.
-Folhas: Simples, perenes, alternadas, lanceoladas, bordo liso, um tanto ásperas ao toque. Consta serem medicinais.
-Ambiente: Sol pleno
-Clima: Aprecia clima do cerrado.
-Solo: Bem drenado, com matéria orgânica.
-Crescimento: Rápido. Depois da semeadura pode florescer no primeiro ano.
-Podas: Só de limpeza. Pode ser conduzido na forma de uma arvoreta.
-Reprodução: Por sementes. Abundantes na primavera e verão. Germinam em 2 a 4 semana.

   

Onde encontrar: Por enquanto são poucas as mudas disponíveis na Mac Flora Paisagismo e Plantas
Estrada da Rhodia Km 4, Barão Geraldo – Campinas-SP.
Site: www.macflora.com.br
Tel: 0**19-3876.6600

   

Plantas Interessantes

Lançamentos, curiosidades que você também poderá receber por nossos News letter.

 

Cadastre seu E-mail

Voce vai receber nossas notícias sobre cursos e informaçoes interessantes sobre plantas.

Digite o Resultado da soma: 3+4