A ACTAEA RACEMOSA: as senhoras adoram !

Por Gustaaf Winters

Como Paisagista e como Botânico me surpreendendo cada vez mais com o poder das plantas à medida que avanço em seu universo.

Encantam-nos com as suas cores, seus perfumes e o poder que possuem em atrair a si os insetos e os pássaros.

Dentro delas ocultam outros poderes: a de curar! São as plantas medicinais. 

Eu nunca fiz uma matéria sobre o poder dessas plantas pelo fato de ser um assunto, onde se tem muito mais para estudar do que para ensinar.

O que já se sabe é que toda planta tóxica e mesmo venenosa, potencialmente pode ser uma planta medicinal. É só uma questão de dosagem.

Por outro lado existe a famigerada e inexplicável “alergia”. Exemplo: O amendoim é venenoso? Não! Mas tem gente que, ao consumi-la pode morrer.

Eu tenho notado que nas reuniões e festas com os amigos que o assunto mudou de, “dor aqui e dor ali”, para um outro rumo.

As amigas que nos vem acompanhando pela idade, estão se queixando de: ondas de calor, suores noturnos, insônia, depressão, ansiedade, pele seca, alterações no humor, falta de libido, queda de cabelo, unhas fracas, etc. É a famosa Menopausa! Na verdade “menopausa” é o termo atribuído à última menstruação. Depois vem o Climatério. O motivo é a redução nos níveis de estrogênio que ocorrem porque os ovários começam a entrar em falência.

Aí é que entra a milagrosa plantinha chamada, antes de Cimicifuga racemosa, e que agora atende pelo nome de Actaea racemosa. 

Actaea racemosa
Sub-bosques

Popularmente é conhecida como “Cimicífuga” ou “Erva de São Cristóvão. É uma Ranunculácea, tipo erva grande, perene, que cresce nos sub-bosques dos EUA e invade até o sul do Canadá.

Possui folhas largas tri lobadas com bordas denteadas e longos caules com inflorescência branca que pode atingir mais de 2m. (fitoterapicos.info) Mas, apesar de bonitinha, nada disso é utilizado como remédio.

O princípio ativo está na raiz (rizoma) que é meio pretinho daí também ser conhecida por “Black Cohosh”. Entre os principais estão: (acteína, 27-deoxiacteína, cimicifugosídeo2,4, cimiracenosídeo A2), flavonóides, particularmente isoflavona formononetina2, ácidos fenólicos (ácido fucinol), óleos voláteis, taninos, ácido salicílico e ácido isoferúlico4 . Os constituintes formononetina (isoflavona) e o triterpeno 27- deoxiacteína, são classificados como fitoestrogênios.(fonte UFRS) Entre eles um composto que previne câncer de mama e outro que é mais forte que o antigo Diazepan.

É claro que não quero dar uma de médico aqui, deixando isso bem claro!. Como todos os remédios, existem contra indicações.

Mas pelo que tenho observado, a “Actéia” funciona melhor do que aquelas reposições hormonais. Nada melhor procurar um ginecologista, que já lhe conhece, e ter uma conversinha com o profissional da área.

Até os companheiros vão adorar !

Flor da inflorescência
Raiz (rizoma)
   

Plantas Interessantes

Lançamentos, curiosidades que você também poderá receber por nossos News letter.

 

Cadastre seu E-mail

Voce vai receber nossas notícias sobre cursos e informaçoes interessantes sobre plantas.

Digite o Resultado da soma: 4+1