CAVIAR DAS PLANTAS

Por Gustaaf Winters

 “Você sabe o que é caviar? Nunca vi, não comi, eu só ouço falar”. Assim cantava Zeca Pagodinho, lembram da música, né? Zeca estava se referindo àquela iguaria de luxo: as ovas do esturjão não fertilizadas que “quem come esse prato tem bala na agulha”, cantava ele.
Mas, na verdade, eu queria me referir a uma outra exótica iguaria conhecida como “caviar vegetal”? Existe? Sabia que era uma espécie de Citrus, mais nada!
Foi isso que eu perguntei a um gerente (ou sei lá o que ele era) da Jardin Tintori Hesperidarium que fica em Pescia, Itália durante uma viagem técnica que fizemos em abril/maio de 2017 com um grupo de paisagistas. Nessa mesma viagem ainda passamos pelo Les Jardins Fruitiers que fica em Laquenexy, nordeste da França. Apesar de belíssimo, temático e rico em frutíferas, nada de caviar vegetal.
Desde 2012 organizamos anualmente viagens para interessados em xeretar e aprender o que se passa no exterior em matéria de paisagismo, jardinagem e arte floral. Esse ano de 2018 vamos à Holanda, Bélgica e Londres. Sem perder a famosa Chelsea Flower Show! 

Voltando ao assunto, tanto no “Jardim Tintori” como no “Les Fruitiers”, pode ver as mais estranhas frutas cítricas: umas enormes, outras pequenininhas, outras variegadas, deformadas, de formato erótico...tem de tudo. Mas..... não tinha o tal “Caviar vegetal”! 
E, já que nos penúltimos dias do ano a gente se pega fazendo quase nada, também fui “xeretar”!
Na internet, claro!
Não é que, para a minha surpresa, o tal caviar vegetal estava aqui pertinho de mim?  Estou falando do viveiro Ciprest que fica na vicinal Artur Nogueira (vizinha de Holambra) a Limeira. 
Confesso que apesar de perto, nunca visitei o tal viveiro, tampouco conheci o dedicado proprietário Sr. Edilson Giacon. Porém várias plantas que indico nos meus projetos vem da Ciprest. Aqui vai uma foto do site www.ciprest.com.br . 

Aí está o famoso Caviar Vegetal !!!
parece sagu ? ou caviar ?

Cientificamente é conhecida por Citrus australasica . Sim! vem da Austrália essa arvoreta espinhosa com frutos do tamanho de um dedão, com uma polpa que parece sagú..Haamm....caviar (melhor) ! rsrsrs

Flor
Fruto

FICHA TÉCNICA
. Nome científico: Citrus australasica
. Nome popular: Caviar vegetal, Lima de dedo, .
. Origem: Oeste da Austrália, na fronteira costeira de Queensland e New South Wales
. Família: Rutaceae 
. Porte: De 2,0 a 7,0 m.
. Crescimento: Moderado..
. Folhas: Perenes, ovaladas de 4 cm de comprimento
. Flores: Brancas ou róseas com 3 pétalas que aparecem de fevereiro a maio.
. Solo: Com boa retenção de água, porem drenado e boa fertilidade.
. Clima: Tropical e Sub-Tropical
. Reprodução: Por meio de sementes. Germina entre 2 e 4 semanas. 
. Produção: Começa a produzir a partir de 4 anos.  
. Uso: Trata-se de uma planta muito versátil. Pode ser plantada em pomares a sol pleno, assim como em vasos. Como é espinhosa, aconselha-se plantar longe da circulação de pessoas
. Curiosidade: Acredita-se que existam cerca de 75 variedades diferentes: laranja, amarelo, verde, vermelho, roxo e preto. Na Europa ela é bastante apreciada podendo custar mais do que 100 Euros/quilo
. Onde comprar? www.ciprest.com.br

 

 

Cabe na mão
Espinhenta

Plantas Interessantes

Lançamentos, curiosidades que você também poderá receber por nossos News letter.

 

Cadastre seu E-mail

Voce vai receber nossas notícias sobre cursos e informaçoes interessantes sobre plantas.

Digite o Resultado da soma: 3+4