Plantas Interessantes

  • O camarão branco: Uma planta rara, bonita e útil

    Desde 1991, quando lançamos o Curso Avançado de Paisagismo, aprendo coisas inusitadas por parte de certos alunos. Um deles, de Belém do Pará, veio até a Holambra fazer o curso e mais tarde tive oportunidade de visitar a sua produção local de plantas ornamentais. Me encantei com uma planta e pesquisando mais tarde descobri que havia fotografado uma Justicia bentonica: popularmente conhecida como “camarão branco”.
  • A Árvore Mastro

    Muitas vezes o paisagista quer compor uma espécie de copa colunar com plantas tropicais e mesmo com palmeiras. O que fazer então se uma tuia italiana não combina bem com uma palmeira?

    Aí é que eu quero chegar!

  • Um raro mutualismo - Por Gustaaf Winters

    Ela tem um caule que parece uma “graviola” grandona: assim, rechonchuda com “espinhos” na superfície. Ah! e quando se abre ao meio a fruta – digo, tronco, nem parece mais tronco. Parece uma galeria de cupins, cheio de "corredorzinhos" tortinhos. Não consegue viver sozinha: só a base de um jeitão chamado de Mutualismo.
  • A árvore mais cara do mundo - Por Gustaaf Winters

    Existem apenas 15 espécies de Aquilária que valem mais do que ouro. Uma delas é a Aquilaria sinensis ou A. malaccensis.da família Thymelaeaceae. São nativas do lado oriental da África e Ásia. Foi muito popular na China, tanto é que Hong Kong tem seu nome.