Plantas Interessantes

  • Plantas para alimentação de pássaros - Por Gustaaf Winters

    Podemos aculturar o povo a plantar espécies vegetais que sejam úteis também à outros seres vivos: não só o homem! Para quem não sabe, existem uma infinidade de frutinhos que nós literalmente detestamos, mas que os pássaros ‘orgasticamente’ adoram.

     

  • Araçarana: Um arbusto perfumado e útil - Por Gustaaf Winters

    Vamos imaginar o seguinte: em um jardim tem um banco, ou seja, é um ponto de observação. Força o cliente ou o usuário a contemplar o jardim a partir daquele ponto, beleza? Você planta à frente daquele ponto um arbusto que você acha lindo, mas o cliente acha a planta feia e diz: “não tem uma outra”?

    Aí é que entra a tal coisa da “função” da planta.

  • A curiosa planta beijo - Por Gustaaf Winters

    Já ouviram falar que existe uma planta que tem boca? 
    Cientificamente conhecida pelo nome de Psychotria elata (pronuncia-se psicótria elata), ao vê-la dá vontade de beijá-la, né? Que convida, convida! Parece até que ela usou botox nos lábios de tão beiçuda. Mas como toda beleza esconde um segredo...

  • O camarão branco: Uma planta rara, bonita e útil - Por Gustaaf Winters

    Desde 1991, quando lançamos o Curso Avançado de Paisagismo, aprendo coisas inusitadas por parte de certos alunos. Um deles, de Belém do Pará, veio até a Holambra fazer o curso e mais tarde tive oportunidade de visitar a sua produção local de plantas ornamentais. Me encantei com uma planta e pesquisando mais tarde descobri que havia fotografado uma Justicia bentonica: popularmente conhecida como “camarão branco”.
  • A Árvore Mastro - Por Gustaaf Winters

    Muitas vezes o paisagista quer compor uma espécie de copa colunar com plantas tropicais e mesmo com palmeiras. O que fazer então se uma tuia italiana não combina bem com uma palmeira?

    Aí é que eu quero chegar!

  • Um raro mutualismo - Por Gustaaf Winters

    Ela tem um caule que parece uma “graviola” grandona: assim, rechonchuda com “espinhos” na superfície. Ah! e quando se abre ao meio a fruta – digo, tronco, nem parece mais tronco. Parece uma galeria de cupins, cheio de "corredorzinhos" tortinhos. Não consegue viver sozinha: só a base de um jeitão chamado de Mutualismo.
  • A árvore mais cara do mundo - Por Gustaaf Winters

    Existem apenas 15 espécies de Aquilária que valem mais do que ouro. Uma delas é a Aquilaria sinensis ou A. malaccensis.da família Thymelaeaceae. São nativas do lado oriental da África e Ásia. Foi muito popular na China, tanto é que Hong Kong tem seu nome.